head1.jpg

ACTA N.º 1

No dia onze de outubro de mil novecentos e oitenta e um, reuniram-se no lugar dos Pisões, freguesia de Caxarias, concelho de Vila Nova de Ourém, em casa do senhor António da Silva Santos, as seguintes pessoas:

- Manuel da Silva Nunes
- Joaquim Simões da Silva
- Alvaro Neves Oliveira
- José Maria Cruz Lopes

e com a seguinte ordem de trabalhos:

1.º Procurar arranjar um corpo de Bombeiros em Caxarias

2.º Condições indispensaveis para a sua legalização

Tomou a palavra o senhor Manuel Pereira Ferreira para dizer que depois das démarches já percorridas com outras pessoas, nomeadamente os senhores Manuel da Silva Nunes e António Silva Santos, entendia que, quanto ao n.º 1, fosse de andar para a frente a criação do Corpo de Bombeiros, dado o incontestável interesse local, tendo sido aprovado por todos os presentes este seu parecer.

Quanto ao n.º 2, entendeu-se que para o mesmo ter ínicio seria necessário:
2.1 - Arranjar um numero suficiente de pessoas interessadas em serem Bombeiros, número não inferior a 25.
2.2 - Conseguir instrutor para ensinar estes homens.
2.3 - Justificar a criação do Corpode Bombeiros em Caxarias.
2.4 - Arranjar ajudas das gentes locais e das freguesias anexas para a sua criação, angariação de donativos e inscrição de sócios.

Prosseguindo os trabalhos, tomou a palavra o senhor António Silva Santos para dizer que, uma vez aqui reunidos e dado o acordo unânime encontrado na efectivação do Corpo de Bombeiros, seria optimo ficar desde já eleita a Direcção (Comissão Organizadora), afim de dar andamento aos assuntos. Procedeu-se então seguidamente à votação da mesma, por voto secreto, ficando assim constituida, dada a votação alcançada:

Presidente - António Silva Santos
Secretário - Mariano Vieira dos Santos
Tesoureiro - Manuel Pereira Ferreira
1.º Vogal - Alfredo Manuel Dias Caetano
2.º Vogal - Manuel da Silva Nunes

Aberta ainda uma subscrição entre os presentes para angariação de fundos, destinados às despesas iniciais, foi obtida a importância de 9.700$00 (nove mil e setecentos escudos).

Por nada mais haver a tratar, foi a sessão encerrada, da qual, para constar, se lavrou a presente acta, que por todos vai ser assinada.

(conforme original)

Por renuncia do Presidente da Comissão Organizadora Sr, António Silva Santos, no dia 28 de maio de 1983 foi efetuada uma viotação em Assembleia Geral para a eleição de um novo Presidente para a Comissão Organizadora, que Presidia até à eleição dos Corpos Sociais.
Foi eleito o Sr. António Rodrigues Lopes que em conjunto com os restantes elementos da Comissão esteve á frente dos destinos da Associação até à tomada de posse dos primeiros Orgãos Sociais Oficiais da Associação que seria no dia 26 de junho de 1983.